A Prefeitura de Santa Maria investiu cerca de R$ 200 mil em novos equipamentos para a Guarda Municipal (GM). A entrega das chamadas sparks, conhecidas popularmente como “armas de choque”, ocorreu na tarde desta quarta-feira (22), na sede da GM, no Bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Ao todo, são 20 kits, que também contam com acessórios, como coldres, baterias, porta cartuchos e os próprios cartuchos, de 6 e 8 metros de alcance.

As sparks são dispositivos elétricos incapacitantes. Elas emitem ondas elétricas que afetam o sistema neuromuscular do alvo. Desta forma, os servidores ganham tempo para imobilizar e, se for o caso, algemar o indivíduo. De acordo com o superintendente da GM, Santo Cordeiro, a aquisição da Prefeitura de Santa Maria serve para qualificar ainda mais o trabalho do órgão. A Guarda Municipal já possuía sparks, mas as unidades estavam defasadas e poucas tinham condições de uso.

“É louvável essa preocupação e reconhecimento por parte da Administração Municipal, uma vez que estes equipamentos irão motivar os servidores nas ações do efetivo. O resultado desse investimento é um melhor atendimento à população”, afirma Cordeiro.

Ainda segundo o superintendente, em 2015 e em 2017, o efetivo da GM passou por capacitação para utilizar esse tipo de dispositivo. Desde esta quinta-feira (23), as novas sparks já estão em uso.

“Esses equipamentos são fundamentais nas mais diversas abordagens realizadas pelos agentes, que, muitas vezes, têm participado de ações junto aos demais órgãos de segurança pública, para além do trabalho básico, que consiste, por exemplo, em rondas preventivas em parques, logradouros e outras áreas do Município”, completa Cordeiro.

O investimento financeiro da Prefeitura de Santa Maria foi feito com recursos próprios do Município.

Fotos: PMSM/Divulgação

Fonte: Secretaria Extraordinária de Comunicação/PMSM