Sem outra alternativa a não ser cumprir uma decisão judicial à qual não cabe mais recurso, a Prefeitura de Santa Maria realizou, na tarde de sexta-feira (11), o fechamento da passagem de nível na Rua Sete de Setembro, no Bairro Perpétuo Socorro.

No local, já haviam sido colocados tubos de concreto, que bloqueavam a passagem. Mas, na tarde de sexta, foram instaladas as barreiras de segurança em New Jersey, conforme determina o convênio, assinado em 2004 pelo então prefeito Valdeci Oliveira (PT), que previa o fechamento da via em contrapartida à construção do viaduto da Avenida Rio Branco. O prefeito Jorge Pozzobom buscou alternativas para evitar o fechamento da rua. No entanto, a Prefeitura recebeu um boleto, no valor de mais de R$ 15 milhões, como multa por não ter fechado a via, com vencimento para o dia 13 de janeiro. Até a data, o Município deveria fechar a passagem, ou então teria que pagar a indenização pelo não cumprimento às cláusulas do convênio.

As barreiras de segurança são de concreto, com altura de 1,5 metros e são instaladas em blocos. Enquanto eram fixadas ao solo, elas já eram pintadas, na cor amarela, para melhor visualização e para garantir segurança, por equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana.

O efetivo da Guarda Municipal e funcionários da empresa Rumo também acompanharam a intervenção, a fim de garantir a segurança na linha férrea.

Representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) devem vistoriar o serviço, a fim de certificar a correta execução da determinação.

Barreira de segurança em New Jersey foi instalada na tarde desta sexta-feira. Fotos: Deise Fachin/Prefeitura

Fonte: Prefeitura de Santa Maria