A Câmara de Vereadores de Santa Maria ficou lotada na tarde deste domingo (30), durante realização da Plenária Geral em preparação à 26ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop). O evento ocorrerá entre os dias 11 e 14 de julho, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria.

A Plenária deste domingo definiu as ações que serão realizadas nas duas semanas que antecedem o evento. Ficou definido, por exemplo, que nos dias 8 e 9 de julho será realizado o mutirão de montagem das mesas dos expositores.

Conforme a coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, irmã Lourdes Dill, a Feicoop novamente terá a participação de grupos de Economia Solidária de todo o Brasil. Apenas do Estado do Rio de Janeiro irão se deslocar três ônibus para Santa Maria.

“Este é o único evento do Brasil onde se encontra a Agricultura Familiar e a Economia Solidária”, argumenta irmã Lourdes.

Durante a Plenária também foram apresentados diversos eventos que ocorrerão durante a Feicoop, como audiências públicas, seminários e oficinas.

Campanha

Um dos pontos debatidos foi a Campanha Juntos pela Feicoop, desenvolvida pelo Projeto Esperança/Cooesperança e Cáritas Rio Grande do Sul. A iniciativa visa obter recursos para garantir a estrutura física e logística da Feira.

Doações podem ser feitas pelo site http://caritasrs.colabore.org/Feicoop ou por depósito na conta corrente 30565-0 (Cooesperança), agência 0126 (Banco do Brasil) – CNPJ 93155067/0001.86.

Irmã Lourdes Dill disse que feira terá participação de grupos de todo o Brasil. Fotos: Maiquel Rosauro/Divulgação

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A FEICOOP

A FEIRA

A Feicoop é uma grande escola de organização, formação de convivência, do voluntariado e dos Movimentos Sociais e Economia Solidária. São 26 anos de construção coletiva e interativa. É um braço do Fórum Social Mundial que constrói um “Outro Mundo Possível” e uma “Outra Economia que já Acontece!”.

ECONOMIA SOLIDÁRIA

É um jeito diferente de produzir, de comprar, de trocar, de vender, de consumir produtos, oferecer e receber crédito. O que move esta economia é o desejo de que não existam excluídos, que a riqueza produzida no trabalho seja partilhada e que todos tenham qualidade de vida.

A Economia Solidária é também uma estratégica de desenvolvimento sustentável que considera todas as dimensões (econômica, social, cultural, ambiental, política…).

FORMAÇÃO

Durante a Feicoop ocorrem práticas do comércio justo e consumo ético e solidário, trocas solidárias com moeda social e muitas atividades de formação e interação. Na Feira não há consumo de cigarros e a água não é comercializada durante o evento. A Economia Solidária entende que a água é um bem universal e um patrimônio da humanidade.

Refrigerantes também não são vendidos. Os produtos oferecidos na Feira são de procedência ecológica. A organização do evento trabalha com a teoria e a prática, articulando campo, cidade e as diferentes culturas e etnias.

EXPOSIÇÃO

São expostos na Feira cerca de 10 mil produtos, entre agroindústria familiar, artesanato, alimentação, hortifrutigranjeiros, plantas ornamentais, serviços e produtos de povos indígenas.

PÚBLICO

Em 2018, 302 mil pessoas prestigiaram o evento. A 25ª Feicoop contou com a representação de 3,5 mil empreendimentos organizados em rede, 583 municípios, 26 estados brasileiros e Distrito Federal; fóruns locais e macrorregionais de Economia Solidária no país; Fórum Brasileiro de Economia Solidária; entidades públicas e privadas; Universidades; Fundos Solidários; Redes Nacionais e Internacionais de Economia Solidária.

ORGANIZAÇÃO

A Feicoop é organizada pelo Projeto Esperança/Cooesperança (da Arquidiocese de Santa Maria) e Prefeitura Municipal de Santa Maria, com apoio de Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cáritas Brasileiras, entre outras instituições.

A 26ª EDIÇÃO

A 26ª Feicoop será realizada de 11 a 14 de julho de 2019, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria, com o tema “Construindo a sociedade do bem viver: por uma ética planetária”.

*Por Maiquel Rosauro/Assessoria Feicoop