A Brigada Militar (BM) realizará a formação dos dois mil candidatos aprovados para o cargo de soldado, convocados em 21 de setembro, de forma descentralizada. Todos os Comandos Regionais de Polícia Ostensiva (CRPOs) receberão turmas, obedecendo a uma orientação do secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, ao comando-geral da corporação.

O Curso Básico de Formação de Policial Militar possui, aproximadamente, oito meses de duração. A expectativa do governo do Estado é de que as aulas iniciem em novembro deste ano. Nesta edição, os alunos-soldados farão o estágio operacional obrigatório nos locais de realização do curso, atuando na área de abrangência dos respectivos CRPOs.

Isso não significa, entretanto, que o efetivo permanecerá nos municípios após o ingresso definitivo na corporação. Primeiramente, serão atendidos os pedidos de transferência protocolados por servidores mais antigos do quadro. Após estas transferências, será aberta a oferta das vagas aos recém-formados, cuja ordem de preferência se dará pela classificação ao final do curso.

A distribuição dos novos soldados será feita depois do término da sua formação, de acordo com o planejamento estratégico elaborado pela BM. O processo leva em consideração fatores como a demanda existente em cada região e a análise dos indicadores criminais em todo o estado.

O total de turmas e de alunos em cada uma delas será apresentado pela BM no início das aulas.

Veja a lista dos municípios, dividida de acordo com os CRPOs:

Comando de Policiamento da Capital (CPC): Escola de Formação e Especialização de Soldados (EsFES) – o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), com sede em Porto Alegre, também receberá turmas;

Comando de Policiamento Metropolitano: Canoas;

CRPO Alto Jacuí: Cruz Alta e Palmeira das Missões;

CRPO Central: Escola de Formação e Especialização de Sargentos (EsFAS) Santa Maria;

CRPO Centro Sul: Guaíba;

CRPO Litoral: EsFES Osório;

CRPO Fronteira Noroeste: Frederico Westphalen, Santa Rosa e Três Passos;

CRPO Fronteira Oeste: Santana do Livramento, Bagé e Uruguaiana;

CRPO Missões: Santo Ângelo;

CRPO Planalto: Carazinho, Erechim e Passo Fundo;

CRPO Serra: Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Igrejinha;

CRPO Sul: Pelotas e Rio Grande;

CRPO Vale do Caí: Montenegro;

CRPO Vale do Rio dos Sinos: Novo Hamburgo;

CRPO Vale do Rio Pardo: Rio Pardo;

CRPO Vale do Taquari: Lajeado.

 

Fonte: Governo do Estado do RS

Crédito da foto -Rodrigo Ziebell/SSP