A Equipe Formula UFSM vai participar entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro da 15ª Competição Formula SAE Brasil, que ocorre no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba (SP). A equipe representa a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) projetando, desenvolvendo, construindo, testando e competindo com veículos monopostos open-wheel.

Criado em 2004, o Formula SAE é um projeto extracurricular mundialmente conhecido que vem sendo desenvolvido pela equipe dentro da UFSM desde 2010, estimulando os alunos de engenharia a desenvolver veículos do tipo fórmula, com o intuito de participar da competição.

Atualmente, a equipe da UFSM conta com 30 integrantes, alunos de graduação, oriundos de praticamente todos os cursos de engenharia. O coordenador é o professor Mario Eduardo Santos Martins, do curso de Engenharia Mecânica, que conta com a parceria de dois professores orientadores: Roberto Hausen, do mesmo curso, e Fernando Bayer, do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism).

A competição

A competição envolve a avaliação do carro em provas dinâmicas e estáticas. As provas dinâmicas consistem em aceleração, skidpad, autocross e enduro. Já as provas estáticas envolvem apresentações de projeto (design), custos e negócios (business). A cada ano aumenta o número de equipes participantes, o que torna a competitividade cada vez maior. Neste ano, a Formula SAE conta com mais de 50 equipes inscritas somente na categoria combustão. Como é a única competição da América Latina, cada vez mais participantes de outros países se inscrevem, como os da Argentina e Colômbia.

Fabricação

Para a fabricação, a equipe faz a maior parte possível dentro da oficina, porém sempre contando com o auxílio dos laboratórios da UFSM, como o Núcleo de Automação e Processos de Fabricação (Nafa), laboratórios do Ctism, Grupo de Pesquisa em Motores, Combustíveis e Emissões (GPMot) e também o Laboratório de Desenho Industrial. Além disso, há o apoio de muitos patrocinadores, que por vezes fornecem matérias-primas ou métodos de fabricação. A fase de testes é realizada na UFSM e no Kartódromo Olhos d’Água, localizado em Cruz Alta.

*Com informações do site da UFSM

Foto: Divulgação