Após risco de ruptura, a Defesa Civil estadual realizou, ontem (5), uma vistoria terrestre e aérea na Barragem dos Pinheiros, situada no assentamento Vitória do Caeboaté, em São Gabriel. A avaliação contou com a presença de técnicos e engenheiros do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Núcleo de Estudos de Barragens da Universidade Federal de Santa Maria (Ufsm), Comando do Corpo de Bombeiros (CBMRS) e prefeitura.

O Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Assistência Social do município notificaram formalmente as famílias em local de risco, encaminhando os moradores para residências fora da área de perigo ou hotéis da cidade. Segundo o subchefe de Defesa Civil do RS, tenente-coronel Rodrigo Dutra, “a indicação técnica do Incra e da Ufsm foi pela interdição do barramento e redução da lâmina d’água da barragem, ações que serão desenvolvidas pelo município e Incra”, explicou.

Ao longo da semana, a Defesa Civil do Estado irá emitir um relatório completo das ações, considerando as opiniões técnicas das instituições envolvidas. O relatório será remetido ao órgão fiscalizador da União.

 

Fonte: Governo do Estado

Crédito da foto: Defesa Civil/Divulgação