Uma reivindicação de moradores da Rua Vereador Bolsson, no bairro Medianeira, que vai garantir a segurança das pessoas que trafegam pela via, já começou a ser atendida pela Prefeitura de Santa Maria. Na tarde desta terça-feira (12), residentes do trecho entre as ruas Imbé e João Batista da Cruz Jobim participaram da assinatura da ordem de serviço para começo da recuperação da drenagem pluvial e do pavimento da via. O ato simbólico também contou com o prefeito Jorge Pozzobom e representantes da Della Pasqua Engenharia e Construções Ltda., empresa vencedora da licitação.

“Esta obra está se tornando realidade porque soubemos ouvir os moradores, que são os principais atingidos. Juntos, eles nos mostraram o problema, e buscamos soluções para resolver. Tudo com planejamento porque se trata de uma obra bem complexa”, explicou o prefeito Jorge Pozzobom, acompanhado do John Lennon, que mora na Rua Vereador Bolsson e trabalha na Della Pasqua.

No trecho, serão instaladas 18 galerias ao longo do arroio que passa por baixo da via, sendo nove de cada lado. Por isso, o trecho entre as ruas as ruas Imbé e João Batista da Cruz Jobim ficará bloqueado para o trânsito de veículos, conforme o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, presente no ato. As galerias são necessárias para que a água da chuva consiga escoar, sem que invada as residências. A principal consequência disso é o desassoreamento das encostas, que contam com residências, sendo que uma delas está interditada pela Defesa Civil.

A obra tem investimento de mais de R$ 220 mil, com recursos do Fundo Pró-Saneamento. A empresa já deu início aos trabalhos fazendo uma limpeza no arroio, quando toneladas de lixo foram retiradas, outro resultado da cheia em função da chuva. Após a instalação das galerias pluviais, serão reconstruídos os meios-fios e o pavimento por onde transitam pedestres e veículos, nos dois sentidos da via. A obra tem duração de dois meses.

Fonte: assessoria de imprensa da PMSM

Foto: João Vilnei/PMSM/Divulgação