A Prefeitura de Santa Maria informa que o cadastro para idosos acamados receberem a vacina contra a Covid-19 vai até esta sexta-feira (5). Isso não significa que a imunização destinada a esse público está encerrada. Desde 17 de fevereiro, equipes volantes da Secretaria de Saúde estão imunizando pessoas com 60 anos ou mais que estejam acamadas (restritas ao leito ou que dependam de outra pessoa para necessidades básicas diárias), além de um cuidador, que também tem direito à dose.

“Até esta segunda-feira (1º), temos 1,1 mil cadastros, que geram 2,2 mil doses, entre idosos e acamados. Desses, 700 já foram vacinados. Precisamos finalizar essa primeira etapa com esses que já preencheram o cadastro para, então, darmos continuidade aos demais após receber novas remessas. Além disso, ainda há a segunda dose, que será aplicada pelas mesmas equipes volantes. De nada adianta o cadastro ficar aberto e não ter doses para eles receberem. Por isso, uma nova etapa destinada aos acamados será aberta nos próximos dias até que todos recebam a dose. Quem não conseguiu fazer o cadastro desta vez, poderá fazer logo em seguida”, explica o secretário de Saúde, Guilherme Ribas.

O cadastro é feito por meio da Central de Orientações da Vacina contra a Covid-19, uma parceria da Prefeitura com o Centro de Referência de Cuidado em Enfermagem – EnfClin –, da Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma). Em pouco mais de 35 dias de atendimentos, a Central já atendeu a mais de 5,6 mil ligações e respondeu a mais de2,6 mil mensagens de Whatsapp e 47 mensagens via chat.

Como fazer o cadastro

Para pessoas com 60 anos ou mais que estejam acamadas (restritas ao leito ou que dependam de outra pessoa para necessidades básicas diárias) e para um cuidador do paciente

– Pela Central de Orientações da Vacina contra a Covid-19: de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h

Fonte: assessoria de imprensa da PMSM

Foto: PMSM/Divulgação