Trânsito

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, realizou a 15ª Balada Segura no domingo (12). As barreiras foram instaladas em dois pontos da Avenida Hélvio Basso, no Bairro Uglione, devido ao local ter sido alvo de denúncias recorrentes aos domingos. A operação contou com a abordagem de 107 veículos. Destes, 35,51% dos condutores cometeram alguma infração de trânsito.

Na Balada Segura, do total dos condutores abordados, quatro possivelmente ingeriram algum tipo de bebida alcoólica, pois não colaboraram com a operação, recusando-se a realizar o teste de etilômetro. Além disso, em um dos condutores foi constatado o resultado de 0,24mg/l na contraprova, sendo aplicada penalidade administrativa conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Um condutor foi flagrado sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou permissão para dirigir, sendo aplicadas as penalidades de acordo com o CTB. Já outro condutor, que apresentava visíveis sinais de embriaguez e também com comportamento alterado, recusou-se a realizar o teste de etilômetro, foi conduzido pela Brigada Militar até a Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) para registrar ocorrência por desacatar os agentes.

As barreiras foram realizadas em dois pontos da Avenida Hélvio Basso, no Bairro Uglione. Fotos: PMSM/Divulgação

De acordo com o superintendente de Trânsito, Alexandre Brondani Carvalho, durante as ações, foram abordados seis veículos com o licenciamento vencido, sendo que foi oferecida a opção para pagamento dos débitos através do App Bancário, como prevê a Lei Estadual 55.514/2020, denominado Veículo Legal e regulamento pelo Decreto 55.735/2021, onde em ações de fiscalização programadas (Blitz) pode ser ofertado aos condutores regularizar os débitos no local. Com o pagamento, o veículo não é removido, dispensando apenas a aplicação da medida administrativa do ART. 230V. Três motoristas optaram pelo pagamento no local, não sendo aplicada a medida administrativa, outros três, que optaram pelo não pagamento, foram aplicadas as medidas conforme o CTB.

A 15ª Balada Segura teve a participação de sete agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU), da coordenadora do Programa Vida no Trânsito, Lucimar Garcia de Sá, e contou com o apoio da Guarda Municipal e da Brigada Militar.

Dados da Operação:

Veículos abordados: 107

Veículos autuados: 38

Veículos recolhidos: 5

Condutor sem CNH: 1

Total de autuações: 54

Testes etilômetro: 56

Autuados por recusa: 4

Autuados por teste: 1

Autuados por crime: 0

Total autuados embriaguez: 5

 

Fonte: Secretaria Extraordinária de Comunicação