A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou, nesta sexta-feira (4), o quarto relatório de balneabilidade das praias gaúchas. De acordo com o boletim, subiu de 13 para 15 o número de pontos impróprios para banho no Rio Grande do Sul. Dentre os pontos impróprios está o Balneário Passo do Verde, onde passa o Rio Vacacaí, em Santa Maria. Na região Central, integra a lista também o Balneário Passo do Umbú – Rio Ibicuí, em São Vicente do Sul.

Os demais pontos impróprios para banho são: a Praia Nova no Rio Jacuí, em Cachoeira do Sul, balneário Caverá, Rio Ibirapuitã, em Alegrete, Praia Recanto das Mulatas – Lago Guaíba, em Barra do Ribeiro, Lagoa do Peixoto, em Osório, Balneário Rainha do Sol, Rio Ibicuí, em Manoel Viana e Balneário Rebelo em Tapes.

Em Pelotas, sete pontos seguem sem condições de banho na Praia do Laranjal: Santo Antônio – Restaurante, Santo Antônio – Rua Bagé e Santo Antônio – Avenida Rio Grande do Sul, o Balneário dos Prazeres, Colônia Z-3, Valverde – Pontal da Barra e Valverde – Aki Pizza.

Nenhum dos pontos impróprios está localizado no Litoral. Neste ano, o Projeto Balneabilidade ampliou para 44 o número de municípios monitorados, com a inclusão dos balneários de Pelotas e Tavares. Ampliou também o número de pontos monitorados para 94.

Relatórios

O Projeto Balneabilidade deste verão terá duração de 16 semanas. O monitoramento ocorre em 44 municípios do Litoral Norte, Médio e Sul, Lagoa dos Patos e das Regiões Hidrográficas do Guaíba e do Uruguai. As coletas e análises são feitas pela Fepam, Corsan e Sanep. Os resultados das análises da qualidade da água serão divulgados sempre às sextas-feiras, até 1º de março deste ano.

Foto: Sema/Divulgação