A Prefeitura de Santa Maria segue com bloqueio na Rua Major Duarte em função da obra de instalação da nova galeria pluvial. O objetivo é resolver em definitivo os problemas de infraestrutura naquela região do Bairro Menino Jesus em função dos alagamentos em dias chuvosos. Nesta quarta-feira (18), foi dado início a mais uma etapa dos serviços de escavação para instalar as galerias de drenagem pluvial. Na sequência, será feito o reaterro em trecho da Rua Manoel Gomes Carneiro, no entroncamento com a Major Duarte. Atualmente, a obra está 60% concluída, devendo se estender por mais quatro meses.

No trecho, a empresa Continental, vencedora da licitação e responsável pela obra, já realizou os serviços de decapagem do asfalto. Além disso, a Corsan trabalhou na ancoragem da rede adutora, ou seja, na colocação de blocos de concreto para corrigir a confluência de várias redes de esgoto. Dessa forma, o escoamento se dará na nova rede cloacal. A obra tem investimento de R$ 2.474.102,19.

Como os serviços se concentram na Rua Major Duarte, o bloqueio total da via seguirá ainda por mais 30 dias. Os motoristas devem estar atentos, pois as intervenções no trânsito ocorrem nas seguintes vias: da Benjamin Constant a Machado de Assis e da Coronel Aníbal García Barão a Manuel Gomes Carneiro. Ainda, em outro trecho da obra na Manoel Gomes Carneiro, entre as ruas Ari Nunes Tarraga e Vinte de Setembro, a empresa trabalha no preparo para a pavimentação desde a última segunda-feira (16).

“Estão sendo feitas as conexões de esgoto cloacal doméstico com a instalação de novas redes da Corsan, além de interligações da rede pluvial destas ruas com a construção de caixas bocas de lobo, serviços de topografia, marcação do passeio, terraplenagem e compactação para o pavimento com pedras. Após, será colocado o pavimento asfáltico como camada de revestimento final”, explica o secretário de Estruturação e Regulação Urbana, José Antônio de Azevedo Gomes.

A obra

A nova galeria pluvial é instalada em trecho de 400 metros ao logo da Rua Manuel Gomes Carneiro, entre as ruas Ari Nunes Tagarra e Coronel Aníbal García Barão. A obra já contemplou escavações, instalações de tubulação e reaterro da intersecção entre as ruas Senador Cassiano e Manoel Gomes Carneiro. Os serviços são de grande complexidade devido às zonas de conflito com outras concessionárias, como de água, esgoto e telefonia. Também, a complexidade está associada ao terreno. No local, já foram encontrados depósitos de resíduos de construção civil e de resíduos sólido urbano em profundidade de cerca de 4 metros.

 

Fonte: assessoria de imprensa da PMSM

Crédito da foto: João Vilnei/PMSM/Divulgação