Nesta terça-feira (17), os apenados do Instituto Penal de Santa Maria (IPSM) começaram o treinamento para trabalhar em áreas públicas da cidade. A partir de um projeto firmado entre a Susepe, a Prefeitura de Santa Maria e a Vara de Execuções Criminais Regional, dez apenados farão a limpeza de praças do Município.

O objetivo da parceria é garantir a inclusão social deles na sociedade e proporcionar uma oportunidade de emprego e de qualificação profissionalizante. As orientações de paisagismo, plantio e poda de árvores estão sendo ministradas por profissionais do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Na segunda-feira, os apenados foram recebidos pelo prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, no Gabinete de Governança, juntamente com o chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez.

“Estamos engajados e felizes com esse projeto. É uma grande oportunidade. Esperamos que vocês a agarrem com força para ajudar neste processo de reinserção na sociedade”, disse o chefe do Executivo.

O delegado penitenciário da região de Santa Maria, Anderson Prochnow, esteve presente na reunião com o Prefeito e também no início do treinamento.

“Comemoramos a concretização dessa parceria, que é uma demanda antiga. É uma oportunidade de os apenados realizarem uma atividade importante para a cidade e também isso pode contribuir para diminuir as taxas de retorno ao crime”, afirma Prochnow.

Antes do início do treinamento, os apenados também realizaram um círculo de Justiça Restaurativa com a assistente social da Susepe Lucélia Melo da Costa Cardoso. Na atividade, a técnica ressaltou a importância do trabalho prisional, que ressignifica oportunidades e proporciona dignidade aos apenados envolvidos.

No total dez apenados participam do projeto. Fotos: Susepe/Divulgação

 

Fonte: assessoria de imprensa Susepe