Entretenimento

Até o próximo domingo (25), a cidade Coração do Rio Grande é palco para o 12ª Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC). A abertura oficial do evento ocorreu, na noite de terça-feira (20), no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Na ocasião, foi exibido longa-metragem: “A cabeça de Gumercindo Saraiva”, do diretor gaúcho e homenageado desta edição, Tabajara Ruas. A solenidade também foi marcada por emoção durante a homenagem a Leonardo Machado, morto em setembro deste ano. Ane Siderman, esposa do ator, recebeu o Troféu Vento Norte, em reconhecimento à trajetória do ator.

Além de homenagens, a cerimônia foi de reafirmação de compromisso pela Prefeitura de Santa Maria, copromotora desta edição. Durante seu pronunciamento, o prefeito Jorge Pozzobom, assumiu, publicamente, o comprometimento com a próxima edição do festival.

“O Santa Maria Vídeo e Cinema está de volta ao lugar de onde nunca deveria ter saído: a Praça Saldanha Marinho (palco das mostras competitivas). Este ano, talvez a Prefeitura tenha colaborado pouco, mas já vamos começar a planejar a edição do ano que vem. Durante nosso Governo, o festival não vai deixar de acontecer, pois ele está acima de qualquer diferença política, ideológica ou partidária”, afirmou Pozzobom.

O coordenador executivo do evento, Luciano do Monte Ribas, prestou agradecimentos às pessoas e instituições que apoiam o festival. E, à exemplo do prefeito, reafirmou que o Santa Maria Vídeo e Cinema seguirá como um espaço aberto, democrático e plural.

“Seguiremos sendo um festival que apoia e defende os direitos humanos, a liberdade de expressão, a humanidade, as minorias, a arte, a cultura, o cinema e todas as manifestações humanas”, concluiu Luciano Ribas.

O Santa Maria Vídeo e Cinema segue até domingo. Na Praça Saldanha Marinho de quarta (21) a sexta-feira (23), serão exibidos 20 filmes da Mostra Competitiva Nacional e 17 produções da Mostra Competitiva Local e Regional. A programação (veja na imagem abaixo) ainda realiza atividades paralelas no auditório da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma) e no Zeppelin Bar.

O SMVC é realizado pela Filmes de Junho Produtora e pela Ideia Ação Design e Planejamento, com apoio institucional da Prefeitura de Santa Maria.

Festival retoma, neste ano, a mostra competitiva de filmes e exibe produções nacionais, locais e da Região Central. Fotos: SMVC/Divulgação

QUARTA-FEIRA

14h – Mostra de curtas-metragens com temática infantil e educacional na Praça Saldanha Marinho
16h – Exibição do longa-metragem Hamartia, de Rondon de Castro, na Cesma

19h – Mostra competitiva de curtas-metragens nacional e de Santa Maria e região na Praça Saldanha Marinho

1º Bloco 
Mostra Nacional (duração 1h 47min)

Escolhas (2017)

Duração: 19min 59seg

Cidade: Rio de Janeiro (RJ)

Gênero: Ficção

Sinopse: Nos anos 1940, mãe e filha tem suas vidas transformadas após impactantes segredos serem revelados.

Direção: Ivann Willig

Sirmar – O Lanceiro Negro do Cinema Gaúcho (2018)

Duração: 15min 11seg

Cidade: Porto Alegre (RS)

Gênero: Documentário

Sinopse: O Lanceiro Negro do Cinema Gaúcho é um ensaio poético sobre a trajetória de Sirmar Antunes – ator referencial de sua geração e da causa negra. Um documentário que passeia por seus personagens mais representativos, suas referências e sua vida.

Direção: Fredericco Corrêa Restori

Contramão (2018)

Duração: 05min

Cidade: Novo Hamburgo (RS)

Gênero: Ficção

Sinopse: Ao entrar em casa, um homem se depara com o vazio.

Direção: Leonardo Peixoto

Um Café e Quatro Segundos (2018)

Duração: 15min 55seg

Cidade: Rio de Janeiro (RJ)

Gênero: Ficção

Sinopse: Dois torturadores se encontram para tomar um café depois de mais de trinta anos sem se verem, para acertarem contas daquela época.

Direção: Cristiano Requião

Mostra de Santa Maria e Região
O Tesouro (2017)

Duração: 22min 51seg

Cidade: Santa Maria (RS)

Gênero: Ficção

Sinopse: Histórias de tesouros enterrados povoam o imaginário dos riograndenses. Em uma fazenda no interior do estado, Zefa, cuidadora de uma idosa, ouve uma dessa histórias e decide procurar o tal tesouro na esperança de uma mudança em sua vida.

Direção: Luiz Carlos Grassi

Por Que Arte? (2016)

Duração: 07min 35seg

Cidade: Santa Maria (RS)

Gênero: Documentário

Sinopse: Por que arte? discute a presença das artes visuais no cotidiano de dois artistas que escolheram está área de atuação. Como eles percebem a arte e de que maneira ela interfere ou influi na vida das pessoas.

Direção: Carlos Donaduzzi

Persona (2018)

Duração: 08min 57seg

Cidade: Santa Maria (RS)

Gênero: Ficção

Sinopse: Rita (Amanda Pedrotti) é uma jovem com transtorno dissociativo de identidade que possui interferência das suas personalidades nas mais simples de suas tarefas cotidianas. Betina (Marieli Regio), Maria (Maria Luísa Viana) e Madeira (Luciano Gabbi) se manifestam nas ações de Rita inclusive em suas consultas psiquiátricas.

Direção: Maria Luísa Viana

Nó na Madeira (2015)

Duração: 13min 36seg

Cidade: Santa Maria (RS)

Gênero: Documentário

Sinopse: Esculpindo na Madeira formas ou ideias. O esculpir com desapego, buscando a essência através de cada corte, de cada lasca, de cada nó na madeira com o entrelaçamento de suas trajetórias. O homem se cria e se recria num eterno recomeço.

Direção: Mariangela Scheffer Cardoso e Daniel Paim

2º BLOCO (duração 1h09min)
Mostra Nacional
Uma Lugar ao Sul (2018)

Duração: 11min 48seg

Cidade: Pelotas (RS)

Gênero: Documentário

Sinopse: Dame, imigrante senegalês em Pelotas, conquista seu maior sonho: ser jogador profissional de futebol. Em uma viagem para defender seu novo clube, relembra os momentos difíceis que enfrentou: a saudade do Senegal, as dificuldades como vendedor ambulante, a ilegal viagem até o Brasil e a saudade de um amor que ficou para trás.

Direção: Gianluca Cozza

Nome Provisório (2018)

Duração: 20min

Cidade: Santos (SP)

Gênero: Ficção

Sinopse: Renata, enquanto aguarda a chegada de sua amiga em um restaurante, depara-se com uma família em festa pela gravidez de Márcia e seu marido. A descoberta do sexo do bebê traz à tona uma importante reflexão.

Direção: Bruno Arrivabene e Victor Allencar

Mostra de Santa Maria e região

Santo Antão (2017)

Duração: 25min

Cidade: Santa Maria (RS)

Gênero: Documentário

Sinopse: O distrito de Santo Antão é um lugar, como disse um morador, onde cada curva de estrada tem uma história para contar. As curvas guardam um pedaço do passado do país, nos rastros do caminho dos tropeiros para a feira de Sorocaba/SP; conservam os vestígios jesuítas da “salgadeira”; podem ser tristes como o asfalto que até hoje não chegou. Elas também foram abrigo do peregrino João Maria de Agostini, responsável por mobilizar milhares de fiéis em busca de cura, cuja fé perdura até hoje com a romaria de Santo Antão. O distrito de Santo Antão é um espaço rico nas histórias, nas pessoas, no potencial turístico e em segredos que talvez nunca sejam descobertos.

Direção: Marcos Borba

D.R.A.G.O (2018)*

Duração: 12min 08seg

Cidade: Santa Maria (RS)

Gênero: Ficção

Sinopse: O ser e a ruína. As memórias pessoais e a da cidade se confundem no ritmo das ruas. O concreto e o orgânico se misturam no emaranhado de linhas, laços e histórias de um quadrante da cidade.

Direção: Renan Mattos

22h – Cineclubar no Zeppelin com exibição de curtas. A música fica por conta do Projeto Baleia. Entrada R$ 10

QUINTA-FEIRA 

14h – Mostra de curtas-metragens com temática infantil e educacional na Praça Saldanha Marinho
16h – Exibição do longa-metragem Elo Música, de Juan Zapata, na Cesma
19h – Mostra competitiva de curtas-metragens nacional e de Santa Maria e região na Praça Saldanha Marinho

1º Bloco (duração 1h 57min)
Mostra Nacional

Quem dera fosse Stanislavski (2018) 

Duração: 07min 15seg

Cidade: Porto Alegre (RS)

Gênero: Ficção

Sinopse: Roberto é um renomado dramaturgo que foi casado com Alice, uma grande atriz. Quando se reencontram para assinar o divórcio, os dois encenam, pela última vez um antigo texto que acaba levantando questões nunca respondidas sobre a conturbada relação que tiveram.

Direção: César Augusto Fischer e Matheus Fabry

Indo (2017)

Duração: 16 min

Cidade: Porto Alegre (RS)

Gênero: Ficção

Sinopse: Artistas são aqueles os quais, ao longo da história universal, sofreram com os mais diversos estereótipos. Os homens, vagabundos; as mulheres, putas; as crianças, sem futuro. Personas non-gratas, de vida fácil, alheios ao trabalho. É através da arte, no entanto, que realizamos críticas contundentes à sociedade e permitimos o debate sobre questões importantes.

Direção: Boca Migotto

Que som tem a distância? (2018)

Duração: 14min 59seg

Cidade: Santa Cruz do Sul (RS)

Gênero: Documentário

Sinopse: Depois do cárcere, Isaura tenta se reconectar com o mundo. Na prisão participou de uma iniciativa literária e através do reencontro com companheiras do projeto, discorre sobre suas angústias. A dificuldade de se reconfigurar como mãe, mulher e humana é constante.

Direção: Marcela Schild

Carne (2018)

Duração: 12min

Cidade: Rio de Janeiro (RJ)

Gênero: Ficção

Sinopse: Um jovem casal tem uma intensa e acalorada discussão na piscina. Quando um deles entra na casa, o outro é surpreendido por Àmân.

Direção: Mariana Jaspe

Mostra de Santa Maria e região

Poeira (2015)

Duração: 25min

Cidade: Santa Maria (RS)

Gênero: Ficção

Sinopse: Ernesto, o último artesão de lápides da região, depois de dedicar-se anos ao seu ofício solitário, revive a esperança de perpetuar a profissão no seu novo ajudante, o aprendiz José.

Direção: Paulo Tavares

Linhas Tortas (2018)

Duração: 09min 53seg

Cidade: Santa Maria (RS)

Gênero: Ficção

Sinopse: Um camelô chamado Lucas passa por dificuldades financeiras e não consegue dinheiro para gravar uma música. Seu amigo Caco lhe faz uma proposta que pode resolver seus problemas, mas, ao mesmo tempo, isso pode se tornar uma enrascada.

Direção: Lorenzo Dedesma Busanello

Um Tal de Estancieiro Inácio (2018)

Duração: 09min 20seg

Cidade: São Gabriel (RS)

Gênero: Ficção

Sinopse: Triângulo amoroso que se passa nos pampas gaúchos. Rico Estancieiro, se apaixona por mulher solitária que espera seu marido retornar da Guerra do Paraguai.

Direção: Humberto Petrarca

Quanto Mais Suicidas, Menos Suicidas (2015)

Duração: 23 min

Cidade: Santa Maria (RS)

Gênero: Ficção

Sinopse: Fausto é um colecionador compulsivo viciado em roleta russa que procura alguém para escrever sua carta de suícidio. Alvarinho Gomez, seu amigo, é dono de uma editora de best-sellers e indica Allan Greco, um jovem escritor, para a realizar a árdua tarefa.

Direção: Maurício Canterle

2º BLOCO (duração 1h 09min)
Mostra Nacional

Majur (2018)

Duração: 20min

Cidade: Rondonópolis (MT)

Gênero: Documentário

Sinopse: Conheça Majur, chefe de comunicação de uma aldeia no interior de Mato Grosso. O documentário mostra um recorte de um ano de sua vida.

Direção: Rafael Irineu

O Vestido de Myriam (2017)

Duração: 15min

Cidade: Rio de Janeiro (RJ)

Gênero: Ficção

Sinopse: Numa casa pacata, um casal de idosos segue a vida em silêncio.

Direção: Lucas H. Rossi

Mostra de Santa Maria e Região

Luka (2015)

Duração: 18min

Cidade: Santa Maria (RS)

Gênero: Ficção

Sinopse: Uma garota de programa foi assassinada com 21 facadas. Não há suspeitos para o crime, não há testemunhas. A irmã da vítima resolve fazer justiça com as próprias mãos.

Direção: Jayme Filho

Som do Morro* (2018)

Duração: 15min 55seg

Cidade: Santa Maria (RS)

Gênero: Documentário

Sinopse: Som do Morro narra a resistência dos festivais musicais pelo sul do Brasil a partir da visão de artistas, realizadores, colaboradores e público do Morrostock 2017, realizado no distrito de Três Barras, em Santa Maria/RS. A importância da fuga urbana é a tônica no discurso dos atores sociais em Som do Morro.

Direção: Fabrício Koltermann

22h – Cineclubar no Zeppelin com exibição de curtas e apresentação de Daiane e Rodrigo. Entrada R$ 10

SEXTA-FEIRA

14h – Mostra de curtas-metragens com temática infantil e educacional na Praça Saldanha Marinho
16h – Exibição do longa-metragem Yonlu, de Hique Montanari, na Cesma

19h – Mostra competitiva de curtas-metragens nacional e de Santa Maria e região na Praça Saldanha Marinho

1º BLOCO (duração 1h 22min)
Mostra Nacional

Borá (2017)

Duração: 14min

Cidade: Rio de Janeiro (RJ)

Gênero: Ficção

Sinopse: Em setembro de 2012, o prefeito de Borá escreve uma postagem no Facebook.

Direção: Angelo Defanti

O Mar de Helena (2017)

Duração: 20min

Cidade: Rio de Janeiro (RJ)

Gênero: Ficção

Sinopse: Luis trabalha como atendente em um centro de assistência à vida, atendendo telefonemas de pessoas com depressão, solidão e que pensam em suicídio, mas isso, claro, até ele conhecer Helena.

Direção: Lucas Vasconcelos

Railander (2018)

Duração: 15min

Cidade: Porto Alegre (RS)

Gênero: Ficção

Sinopse: RAILANDER é um caixa de supermercado calado que não se enquadra no padrões da sociedade. Ele convive com uma rotina tediosa envolvendo bullyings frequentes e abuso de poder. Uma atitude ousada surge para acabar com seu tormento.

Direção: Alexandre Derlam

Mostra de Santa Maria e Região 

Escuridão (2018) 

Duração: 09min 12seg

Cidade: Santa Maria (RS)

Gênero: Ficção

Sinopse: No interior de Santa Maria nos anos 40, um casal é assombrado por estranhos sons que são ouvidos em sua casa.

Direção: Mario Finard

Para Além da Guerra (2014)

Duração: 23 min 40 seg

Cidade: Santa Maria (RS)

Gênero: Documentário

Sinopse: Para Além da Guerra é um documentário sobre os ex-combatentes da Guerra das Malvinas que vivem em Paso de Los Libres na Argentina. “O que resta de um homem depois da guerra?” O Doc. abriu espaço para denúncias sobre o descaso de sucessivos governos e o esquecimento da sociedade.

2º BLOCO (duração 1h 05min)

Mostra Nacional

As balas que não dei ao meu filho (2018)

Duração: 13min

Cidade: Salvador (BA)

Gênero: Ficção

Sinopse: Ao chegar em casa do trabalho tarde da noite, o policial Jessé não encontra Martinho, seu filho adolescente. Jessé recebe mensagens no grupo de WhatsApp do pelotão relatando uma ocorrência na região onde eles moram. A tensão aumenta quando chegam fotos de jovens mortos durante a ação policial.

Direção: Thiago Gomes

Carreira (2018)

Duração: 11min 15seg

Cidade: Porto Alegre (RS)

Gênero: Ficção

Sinopse: O encontro de dois atores, revelando o passado e o presente de suas carreiras. Uma distante cumplicidade entre eles, hoje inexistente, deixa claro o desconforto e a necessidade de se auto afirmarem enquanto profissionais.

Direção: Nelson Diniz

Mostra de Santa Maria e Região

Assíncrono (2018)

Duração: 15min 15seg

Cidade: Santa Maria (RS)

Gênero: Documentário

Sinopse: Enquanto o tempo é visto como um vilão para alguns, para outros ele é resposta para muitas questões: é sufoco, suspiro e respiro.

Direção: Julia Trombine e Tayna Lopes

Trilha Sonora (2018)

Duração: 15min 32seg

Cidade: Santa Maria (RS)

Gênero: Ficção

Sinopse: Um jogo de xadrez expõem as verdades de uma vida.

Direção: Luiz Carlos Grassi

Cores de Bissau* (2017)

Duração: 15 min

Cidade: Santa Maria (RS)

Gênero: Documentário

Sinopse: Aborda a realidade precária de um dos dez países mais pobres do mundo, através do relato de quatro moradores. Vemos um hospital, uma casa de nutrição, uma escola e uma moradia e conhecemos um pouco mais das suas dificuldades.

Direção: Maurício Canterle

22h – Cineclubar no Zeppelin com exibição de curtas. Tributo a Tim Maia com Daseroma. Entrada R$ 22

SÁBADO

9h – Fórum dos festivais de cinema e vídeo de Santa Maria (local a ser confirmado)

15h – Exibição do longa-metragem Teu mundo não cabe nos meus olhos, de Paulo Nascimento, na Praça Saldanha Marinho. A sessão contará com legenda para surdos, audiodescrição e Língua Brasileira de Sinais (Libras)

19h – Homenagem à Cândice Lorenzoni, atriz homenageada, premiação e encerramento. Na Praça Saldanha Marinho

22h – Festa de encerramento no Zeppelin. Show com The Césaros. Entrada R$ 15

DOMINGO

20h – Mostra dos vencedores da 12ª edição no Brique da Vila Belga,

* Concorre nas duas categorias, nacional e regional

*Com informações da Prefeitura de Santa Maria