Prevenção do suicídio é tema de encontro regional em Santa Maria nesta quarta-feira

Seguindo o cronograma de atividades alusivas à campanha Setembro Amarelo, profissionais de Saúde e a comunidade em geral participam, ao longo desta quarta-feira (26), do V Encontro Regional de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio. O evento ocorre na Universidade Federal de Santa Maria e conta com palestras, mesa redonda, oficinas, momentos musicais, entre outras atividades.

Com o tema “Um olhar sobre a infância e adolescência no contexto da pós-modernidade”, o evento tem o objetivo de desmistificar o tema do suicídio e oportunizar momentos de fala sobre o tema. Durante a manhã, uma mesa de abertura marcou a solenidade, reunindo a secretária adjunta de Saúde do Município, Eliane Scortegagna Socal; o delegado regional de Saúde da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), Roberto Schorn; e a presidente da Comissão Organizadora do evento e coordenadora do Grupo de Trabalho Integrado de Enfrentamento às Violências, Virgínia Rossato.

Na oportunidade, as autoridades destacaram a importância de eventos que possibilitem a discussão de assuntos relacionados ao suicídio, como forma de mostrar aos usuários que existem grupos de apoio e serviços à disposição para o enfrentamento das mais diferentes adversidades. A secretária adjunta de Saúde destacou que o Município irá inaugurar, na quinta-feira (27), o Santa Maria Acolhe – uma ampliação do antigo Acolhe Saúde, serviço criado em 2013 para atender às vítimas diretas e indiretas do incêndio na Boate Kiss que foi reformulado e passará a acolher, também, casos de crise subjetiva relacionadas ao comportamento suicida (ideação suicida, plano suicida, tentativas de suicídio).

“O suicídio é um fenômeno complexo e multifacetado. As atividades desenvolvidas no Setembro Amarelo são de extrema importância, pois precisamos, cada vez mais, desmistificar esse tema, preparar os profissionais e sabermos como orientar os usuários e familiares”, destacou Eliane.

“Realizamos, ao longo do ano, um trabalho continuado de promoção da vida e prevenção do suicídio, que é intensificado no Setembro Amarelo. Temos altos índices de suicídio e é nosso papel falar sobre o assunto e mostrar que existem serviços aptos a ajudar. Viemos fazendo uma longa caminhada, com muita gente envolvida e preocupada com essa questão”, lembrou Virgínia.

As atividades do V Encontro Regional de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio seguem até as 17h desta quarta-feira. Professores, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais integram as mesas de debates e palestras do evento (confira a programação completa nas fotos em anexo).

Atividade é alusiva ao Setembro Amarelo e conta com palestras, mesa redonda e oficinas. Foto: Deise Fachin/Prefeitura

 

 

Fonte: Prefeitura de Santa Maria

Postagens Recentes