Os professores municipais de Santa Maria estarão nas ruas nesta sexta-feira (14), tomando parte da Greve Geral dos Trabalhadores contra a reforma da previdência. Em paralelo, mobilizam-se também pela valorização da educação no município e o cumprimento da Lei do Piso Nacional.

Diferentemente dos movimentos anteriores, a concentração no ato das 14h será no largo ao lado da Prefeitura. Desta forma, a categoria pretende contar com a participação do chefe do Executivo, prefeito Jorge Pozzobom, para que justifique a reposição inflacionária parcelada concedida ao funcionalismo, bem como o não cumprimento da Lei do Piso.

“É a oportunidade perfeita para o prefeito dirigir-se pessoalmente ao conjunto dos professores, já que não ouvimos nenhuma palavra sobre o projeto antes do seu envio à Câmara e ele perdeu a oportunidade na paralisação de maio. Quem sabe agora seja possível, com um convite público”, explica a coordenadora de Comunicação e Formação Sindical do Sinprosm, Celma Pietczak.

Na ocasião, os professores manifestavam-se em frente à prefeitura e solicitaram sua presença no ato, porém a administração optou por exigir a formação de uma comissão para reunir-se à portas fechadas, o que foi recusado. O convite será encaminhado ao gabinete.

Paralisação na sexta-feira

A categoria definiu em assembleia, realizada no dia 28 de maio, paralisar atividades nesta sexta-feira, aderindo à Greve Geral dos Trabalhadores convocada pelas centrais sindicais e somando suas pautas locais. A classe reivindica à administração municipal o cumprimento da Lei do Piso Nacional do Magistério, com a equiparação do salário básico ao piso nacional e carga horário para atividades extraclasse. Também estão na pauta a atualização do auxílio-alimentação, a solução para a falta de professores e a definição do plano de saúde.

A programação do Sinprosm na data prevê concentração às 14h no largo ao lado da Prefeitura e a adesão ao ato unificado às 16h na Praça Saldanha Marinho.

Abaixo, veja a charge de Elias Monteiro sobre a paralisação.

 

 

*Com informações da assessoria de imprensa do Sinprosm

Foto: site Prefeitura/Arquivo