Na manhã desta quinta-feira (29), na Praça Saldanha Marinho, no Centro,  Santa Maria recebeu duas ambulâncias zero quilômetro para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os veículos irão substituir os que estão em uso, garantindo melhor assistência aos atendimentos e sendo um novo passo para a municipalização do Samu.

“Santa Maria é o único Município gaúcho, depois da Capital, que tem quatro ambulâncias que conseguimos graças à importância que a Administração Pública dá para a Saúde. Com essa renovação da frota, estamos dando continuidade a uma iniciativa muito importante, que é a regulação por Santa Maria, um projeto pioneiro no Estado e que é nosso compromisso com a população”, afirma o prefeito Jorge Pozzobom, que, em um gesto simbólico, entregou as chaves dos veículos aos servidores Alberi Schaf da Silva e José Edson Zampieri.

Santa Maria é um dos municípios gaúchos contemplados com as ambulâncias por meio do Ministério da Saúde. Cada ambulância está orçada em cerca de R$ 170 mil. Ambas são de suporte básico. Atualmente, o Samu de Santa Maria conta com cinco veículos, sendo um de reserva técnica. As que serão substituídas passarão para uso da Secretaria de Saúde. Há cerca de um ano, outras duas ambulâncias já foram substituídas.

Regulação dos serviços

A regulação do Samu por Santa Maria vai garantir mais agilidade nos atendimentos para a população local. Isso será possível por meio de um aditivo no contrato com o Instituto Masper, responsável por prestar o serviço no Município. O representante da empresa, Nilvo Garcia da Rosa, participou da entrega das ambulâncias. Por mês, o Município repassa R$ 285 mil para a empresa. Com a regulação, serão investidos mais R$ 52 mil mensais. Após, o Município tem de assinar, junto ao governo do Estado, um termo de adesão ao serviço.

Conforme o Instituto Masper, os recursos serão para investimento na reestruturação do local que receberá a regulação – que seguirá funcionando ao lado do Pronto-Atendimento do Patronato – além do pagamento de novos profissionais, como médicos, e um novo software de encaminhamento e gerenciamento das ligações. A regulação por Santa Maria ocorrerá durante 12 horas diárias, e o santa-mariense seguirá acionando o serviço pelo número de telefone 192.

Cada ambulância está orçada em cerca de R$ 170 mil. Ambas são de suporte básico. Fotos: João Alves/Prefeitura

 

Fonte: Assessoria de imprensa da Prefeitura