O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) promove nesta quinta-feira (24) a quarta edição do Dia de Campo da Região Central. O evento ocorre no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Este é o primeiro ano em parceria com a UFSM e o Grupo de Pesquisa em Arroz Irrigado (GPAi) da universidade. Além disso, o evento conta com o tradicional apoio do Sindicato Rural de Cachoeira do Sul.

A edição deste ano tem como tema ‘Manejos de Arroz e Soja em Terras Baixas’. O evento é aberto ao público (produtores de arroz, pecuaristas, sojicultores, estudantes, técnicos), as inscrições gratuitas serão feitas no local, das 7h às 10h horas. Os organizadores solicitam de forma voluntária que cada participante leve um quilo de alimento não perecível. Os mantimentos arrecadados serão destinados para uma instituição (ainda a ser definida) do município.

Cinco estações técnicas e oficinas

Serão cinco estações técnicas e cinco oficinas no campo. Pela manhã, o roteiro engloba as estações que possibilitam aos visitantes informações sobre cada tema abordado. São elas:

Manejo de Plantas Daninhas – Abordará a problemática da resistência e possibilidades para reduzir o problema. Apresentadores: engenheiro agrônomo e pesquisador do Irga Paulo Massoni e o professor da UFSM Sylvio Henrique Bidel Dornelles.

Semeadura Direta em Arroz e Soja – Demonstrará alternativas para a redução de custos, com foco no preparo do solo. Apresentadores: engenheira agrônoma e pesquisadora do Irga Mara Grohs e o mestrando do GPAi Gabriel Donato.

Soja: Aspectos Físicos e Químicos do Solo – Mostrará os principais pontos de manejo de soja em Terras Baixas com destaque para os aspectos físicos e químicos do solo. Haverá no campo parcelas com diferentes tratamentos quanto a mecanismos rompedores de solo utilizados. Apresentadores: engenheiro agrônomo e extensionista do Irga Luiz Fernando Siqueira e o professor da UFSM Enio Marchesan.

Manejo de Cultivares de Arroz – Apresentará, conforme pesquisas, o correto manejo para as principais cultivares de arroz disponíveis no mercado (incluindo o lançamento IRGA 431 CL). Apresentadores: engenheiro agrônomo e extensionista do Irga Pablo Mazzuco Souza e a engenheira agrônoma e pesquisadora do Irga Gabriela de Magalhães da Fonseca.

Qualidade de Sementes – Exibirá a importância da qualidade das sementes para a obtenção de altos rendimentos na lavoura. Apresentadores: Equipe de Sementes da Estação Experimental do Arroz (EEA) do Irga.

Gastronomia e oficinas técnicas

Ao meio-dia haverá almoço, com o tradicional carreteiro do Irga e feijão, além de sobremesa arroz de leite, todos preparados pela equipe gastronômica da autarquia.

Pela tarde, o roteiro inclui as oficinas técnicas que permitem ao público se aprofundar sobre os temas vistos nas estações. As oficinas possuem abordagem mais prática. São elas: Plantas Daninhas: Identificação, Fitotoxidade e Tecnologia de Aplicação; Sistemas de Produção: Depoimentos de Produtores; Soja em Terras Baixas: Depoimentos de Produtores; Manejo de Nitrogênio em Arroz e Culinária a Base de Arroz (Provarroz).

Para o engenheiro agrônomo Pedro Trevisan Hamann, responsável pela Coordenadoria Regional da Depressão Central do Irga, o evento leva aos aos agricultores a troca de conhecimento técnico e experiências, além de apresentar tecnologias e manejos adequados com foco no aumento da produtividade e rentabilidade.

“A expectativa de público para este ano é maior, em torno de 1.200 pessoas. Teremos duas oficinas com depoimentos de produtores, a participação do orizicultor é muito importante deixando mais próximo da realidade do dia a dia da lavoura, além de enriquecer os conteúdos trabalhados”, completa Hamann.

Estão sendo organizadas excursões para sair de todos os Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nates) da Região Central. Mais informações pelo telefone 51 3722-3411.

Fonte: IRGA

Crédito da foto: IRGA/Divulgação