Esporte

O Inter-SM se despediu de cabeça erguida da Divisão de Acesso 2019, ao vencer neste sábado (13) o Cruzeiro, em Cachoeirinha, por 2 a 0, num jogo onde a equipe de Santa Maria foi superior o tempo todo, propondo o jogo e não permitindo nenhuma reação do adversário.  Fora das quatro linhas um torcedor do Cruzeiro perdeu a elegância e proporcionou um episódio de racismo, ofendendo a irmã do jogador Dill, do Inter-SM, que veio de São Paulo para encontrar o irmão. Na última rodada também foram definidos os classificados das chaves 1 e 2, e definidos os confrontos das quartas de finais da competição (veja quadro). O outro time da região central, o São Gabriel, não resistiu e perdeu de virada em casa, por 3 a 1, para o Bagé, que seguiu adiante.

O resultado deixou o Inter-SM na quinta colocação da sua chave com 18 pontos e cinco vitórias, mesma pontuação do São Gabriel, que tem uma vitória a menos. O Alvirrubro também fez a melhor campanha do returno no seu grupo, somando 13 pontos. O triunfo Alvirrubro começou a ser construída pelos pés de Dill, que puxou com inteligência um contra-ataque aos 29 minutos da etapa inicial e passou para Mateus Magro anotar o 1 a 0. O Cruzeiro tentou retomar a pressão inicial, mas não teve forças. Veio o segundo tempo os dono da casa só ameaçavam com bolas paradas, com Diogo Souza e Baiano. Para piorar as coisas para o Alviazul, Fernando Pinto foi expulso. Aproveitando a superioridade numérica, o Inter-SM ampliou para 2 a 0, desta vez com Dill, aos 40 da etapa final, após contra-ataque organizado por Maurício e Lucas Lima.

Sobre o racismo, Lidiane, a irmão de Dill afirmou que foi abordada por um “senhor” integrante da diretoria do Cruzeiro no final do primeiro tempo dizendo que “ali não era o lugar da torcida do Inter-SM”. Então, a irmã do jogador teria dito que não levaria a sério o que ele disse e, após, o torcedor cruzeirense teria falado que pediria para tirá-lá dali e ofendido ela de “sua macaca”. Lidiane disse que não levaria o caso adiante.

Segundo semestre – Após o jogo, o treinador Sananduva revelou que está conversando com a diretoria do Inter-SM sobre uma possível permanência em 2020. Ele disse também que o clube não terá futebol profissional no segundo semestre, priorizando o planejamento e organização para a próxima temporada.

 As quartas de finais da Divisão de Acesso

São Paulo – RG x Ypiranga

Guarani- VA x Igrejinha

Bagéx  Glória

Lajeadense x Esportivo

 A última rodada

Chave 1

Cruzeiro0 x 2Inter-SM

Lajeadense1 x 1 São Paulo-RG

Guarani-V 3 x 0 Farroupilha

Chave 2

Igrejinha2 x 1 Glória

Ypiranga0 x 0 Esportivo

São Borja1 x 2 União Frederiquense

Passo Fundo3 x 0 Tupi

Crédito da foto: Renata Medina/InterSM