Esporte

O Circuito Correr e Caminhar reuniu quase 2 mil corredores na manhã deste domingo (18) em Santa Maria.

Antes das 8h, horário da partida, os participantes foram recebidos com uma verdadeira festa na Praça do Mallet (General Osório), no Bairro Passo D’Areia. A realização, da Rede Acesso, com auxílio da Secretaria de Esportes, Lazer e Cultura, montou pavilhões para receber os atletas, banheiros químicos, caixas de som e um palco de onde vinha a animação.

Um verdadeiro esquema de segurança foi montado pela organização. Ao longo da Avenida Liberdade, grades delimitavam o início do percurso, que seguia em direção à Rua Silva Jardim, à Avenida Rio Branco, às Rua do Acampamento, Tuiuti, e à Avenida Liberdade, sendo concluído na praça. Ao longo de todo o trajeto, havia cones sinalizando e equipes da prefeitura e da Rede Acesso auxiliavam os atletas. Além disso, Guarda Municipal e Coordenadoria Municipal de Trânsito (CMTU) davam apoio. Ambulâncias estavam no local caso alguém precisasse de auxílio.

“Na prática, são trajetos de 6 km e 12 km, para caminhada e corrida”, disse o superintendente de Esportes, Givago Ribeiro.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), “grande parte das doenças que atingem as pessoas é consequência do sedentarismo”.

Além disso, todos os participantes receberam um kit para a prova, com camiseta, boné (para homens) e viseira (para mulheres), gymbag, squeeze, número de peito, chip descartável e barra de cereal.

A primeira largada ocorreu com os atletas com deficiência, lembrando a todos que o Esporte é uma prática inclusiva. Em seguida, foi dada a largada aos demais participantes, tanto da caminhada quanto da corrida.

Os cinco primeiros das duas categorias, masculino e feminino, a cruzar a linha de chegada foram especialmente premiados, mas todos os que concluírem o desafio receberam medalhas.

O Circuito Correr e Caminhar tem etapas em todo o Brasil. Aconteceu em Santa Maria em alusão ao Mês do Esporte. O prefeito Jorge Pozzobom participou da atividade.

Etapas Brasil afora

São Paulo (SP): 21/07

Santa Cruz do Sul (RS): 11/08

Santa Maria (RS): 18/08

Campinas (SP): 01/09

Lajeado (RS): 20/10

São Leopoldo (RS): 27/10

Caxias do Sul (RS): 03/11

Passo Fundo (RS): 10/11

 

Fonte: Assessoria de imprensa da Prefeitura

Crédito das fotos: Prefeitura/Divulgação